Eles formam uma dupla estranha, mas depois de se terem conhecido numa reserva para animais em perigo, a orangotango Suryia e Roscoe, um Bluetick hound, tornaram-se inseparáveis. E agora, lançaram um livro como fotografias sobre alguns dos momentos mais marcantes desta amizade pouco ortodoza, adianta o Mail Online. Os dois amigos foram assediados por muitos fãs, durante a sessão de autógrafos na livraria Georgetown, na Carolina do Sul, EUA.
Intitulado “Suryia e Roscoe”, a obra retrata vários dos momentos que os dois já viveram na reserva animal onde vivem. Uma das fotos mostra Roscoe a recusar-se a comer uma banana oferecida por Suryia. Noutra, a orangotango com um colete salva-vidas a vigiar o seu amigo de quatro patas enquanto este nada.
Os dois amigos têm vindo a atrair a atenção dos media um pouco por todo o mundo, tendo já sido sido fotografados para a revista da National Geographic e aparecido nos programas da Oprah Winfrey e da Ellen DeGeneres.
Os dois amigos conheceram-se há quatro anos, quando Roscoe seguiu alguns funcionários do Instituto de Espécies Ameaçadas e Muito Raras em Myrtle Beach, quando estes se dirigiam a casa. Assim que o viu, Suryia começou a interagir com ele. Bhagavan Antle, fundador da reserva, contou: “Roscoe estava magro e parecia meio perdido, por isso, demos-lhe de comida e tomámos conta dele”.
“Ele seguiu-nos até ao portão e começou a correr por todos os cantos até encontrar Suryia. Assim, que o viu, Suryia correu para ele e os dois começaram a brincar. Normalmente, os cães têm medo dos primatas, mas neste caso, isso não aconteceu”, acrescentou.