Índice de Notícias
O animal foi encontrado durante a madrugada por pescadores, pesa cerca de 400 kg e mede aproximadamente 1,8 metro, sendo que 1,5 metro é de casco. A tartaruga nadava inclinada e foi levada por dois mergulhadores até uma rampa na Ponta da Praia
'Quando o animal não consegue se alinhar, é sinal de problemas de saúde', afirmou a veterinária Cristiane Lassálvia, que acompanhou biólogos e técnicos do Aquário durante o processo de transporte.
Com a cabeça, nadadeiras e carapaça protegida por uma manta plástica, a tartaruga foi envolvida numa rede e içada para um caminhão que a levou até o Aquário, onde deve permanecer por, no máximo, dez dias em um tanque de 2.000 litros de água salgada.
'Trata-se de um animal diferenciado, que vive em alto-mar, encontrado no oceano Atlântico, mas que no Brasil desova apenas no litoral do Espírito Santo, ou seja retorna ao local onde nasceu, característica das tartarugas marinhas', afirmou o biólogo Demétrio Martinho, lembrando que a espécie não sobrevive em cativeiro.
Segundo Lassálvia, após a tartaruga melhorar, ela será devolvida ao mar.
Cândido Gonzalez/Divulgação/Prefeitura de Santos | |
Aquário Municipal de Santos resgata tartaruga de 400 kg na praia; animal ficará em tanque para tratamento |
Fonte: Uol Notícias - Publicado neste site em 21/03/2011