Sim, podemos dizer que a maioria dos gatos acreditam ser os reis e imperadores da casa, porém eles têm alguns 'inimigos' secretos que os deixam profundamente assustados e em sobressalto. Adivinha quais são?
Divertidos, dorminhocos, altivos e caprichosos, os gatos são animais de estimação únicos, cujo comportamento não cessa de nos surpreender.
Mas, será que está a par das coisas que o seu gato mais teme?
O portal especializado Perito Animal dá a conhecer cinco elementos que aterrorizam os nossos felinos:
1. Água
Ai a água, sim os gatos detestam-na.
Entre as teorias mais comuns que explicam essa aversão, destaca-se o facto de que muitas raças de felinos são originais de áreas desérticas, situadas no Médio Oriente e na China. Locais, onde ao longo dos séculos tiveram pouco contato com a água.
2. Cheiros fortes
Os felinos odeiam odores intensos, tais como vinagre, cebola, gasolina, perfumes, álcool, etc. Ao sentir um desses cheiros o gato fica em estado de alerta e foge o quanto antes.
3. Agarrá-los à força
Extremamente independente, preza a manutenção do seu próprio espaço e da sua liberdade. Detesta sentir-se preso nos braços do dono quando não deseja receber mimos, ou é forçado a fazer algo que não quer.
4. Pessoas estranhas
Os gatos não lidam bem com situações desconhecidas, e uma pessoa estranha é dona de cheiros e sons que nunca experienciou antes.
5. Ruídos elevados
Gritos, aspiradores, secadores, tempestades, fogo de artifício... são um grande não. Os sentidos dos gatos são altamente desenvolvidos, nomeadamente o seu agudo sentido de audição. Como tal, muito barulho incomoda-os, podendo inclusive causar stress e ansiedade.