Na China, policiais multam caminhoneiro que transportava mais de 500 gatos
Animais seriam abatidos em restaurantes locais para preparo de um ensopado tradicional
Policiais da região de Xuzhou, na China, interceptaram nesta sexta-feira (02/11) um caminhão que iria distribuir pelos restaurantes do sul do país nada menos que 500 gatos. A carga viva seria empregada no preparo de um prato que ganha cada vez mais adeptos: o “Tigre e Dragão fechados em Batalha”, um ensopado feito à base de carne de gato (o “tigre”) e cobra (o “dragão”).
O motorista alegou aos oficiais que transportava apenas coelhos. No entanto, o volume dos miados levantou suspeita entre os policiais, que resolveram retirar a lona que escondia a caçamba. A descoberta foram as diversas gaiolas enferrujadas com diversos gatos aprisionados.
Esse brusco aumento da demanda local por gatos já tornou o animal mais raro e caro na região sudeste de Guangdong. Na China, não há nenhuma lei que regulamente o abate e o consume de gatos, pois os animais não são vistos culturalmente como seres domésticos. Restaurantes pagam normalmente 10 yuans por cada exemplar, o equivalente a pouco mais de três reais.
O proprietário do caminhão terá de arcar com uma multa de 3500 yuans (cerca de mil reais) pela condução de veículo em condições irregulares de tráfego. A penalidade não foi aplicada por conta do tipo de carga que ele transportava.