Cientistas descobriram gene responsável pelo padrão da pelagem dos guepardos (foto) e dos gatos domésticos
Equipe internacional de pesquisadores, que inclui a participação de brasileiros, mostrou que ocorrem mudanças significativas no padrão de pelagem quando estes genes são ativados ou bloqueados. Por causa disso, o gato doméstico tem o pelo malhado em vez de apresentar listras ordenadas, e os guepardos normalmente pintados, apresentariam listras escuras nas costas.
Os pesquisadores também descobriram que uma mutação no mesmo gene produz as manchas e as listras no raro guepado rei ao invés das pintas que a maior parte dos guepardos tem.
Os cientistas afirmam que nem todos os felinos são padronizados. Alguns grandes felinos adultos como leões africanos e leões da montanha têm como característica a falta de variação de cor, embora os filhotes sejam listrados. Além disso, as mutações são comuns em alguns gatos domésticos não-listrados, como o Abissínio e do Himalaia.
'Nós sabemos que há uma mutação que suprime a formação do padrão em alguns gatos', disse Greg Barsh, da Universidade de Stanford e autor do estudo publicado no periódico científico Science. 'Nós gostaríamos de investigar esse mecanismo também.'
Leslie Lyons, uma geneticista gato que estuda traços de coloração do pelo dos animais na Universidade da Califórnia, em Davis, e que, mas não participou do estudo, concorda que a pesquisa identificou o gene dos pelos malhados. Porém, ela observou que mesmo com a descoberta, muitos mistérios permanecem como o mecanismo genético que dá pintas aos pelos malhados. 'Os felinos ainda não revelaram todos os seus mistérios', disse.