O seu cão porta-se mal durante o passeio? Leve-o a uma aula de obediência
Todos os donos gostam que o seu animal de estimação obedeça às ordens. Principalmente em passeios pela rua, ninguém gosta de passar o tempo a chamar a atenção do amigo de quatro patas, porque se distraiu com outro cão e teima em não andar ou porque ladra incessantemente às pessoas. Para combater este comportamento, as aulas de obediência podem ser uma excelente ajuda.
Aos domingos de manhã, a Desprotegidos – Associação de Animais em Risco, com sede em Pousos, ministra aulas de obediência, junto às instalações da associação. Pedro Cruz é o voluntário que há cerca de dois anos dá estas lições: “A ideia é ter o cão mais sossegado, ensinar os donos a passear com eles, noções mais básicas”.
Nestas aulas, além de se dar algum treino ao cão, ensina-se o dono a lidar com o animal de estimação da melhor maneira. O “professor” Pedro Cruz considera que o dono é fundamental para que o treino tenha resultados positivos: “Tem que estar predisposto para fazer as coisas da forma correta e dar o devido acompanhamento ao animal”. Caso contrário, as aulas “de pouco servem”.
Em 95% dos casos, as pessoas procuram esta formação por causa do passeio. “Querem que o cão não puxe a trela, não se distraia ou não ladre enquanto andam pela rua”, conta Pedro Cruz. O treinador considera que os donos deviam pedir ajuda assim que sentem alguma dificuldade com o animal: “Quanto mais cedo for, mais fácil é criar no cão o ritmo de aprender”.
O REGIÃO DE LEIRIA (Portugal) foi a uma aula e aprendeu várias técnicas que permitem que o cão perceba que quando está a passear com o dono, quem manda é quem leva a trela e não o contrário. Além disso, Pedro Cruz ensinou-nos que se deve recompensar o animal sempre que ele faz algo de positivo e que as salsichas são o melhor petisco para o efeito.
Muitos cães já passaram pelas mãos de Pedro Cruz e foram muitas as ajudas que já deu: “Uma senhora marcou uma aula de propósito só para mostrar que o seu cão estava muito melhor”.