Veterinários dão dicas para proteger os cachorros nos dias de calor
Sem cuidados, as altas temperaturas podem matar o animal
Não são apenas as pessoas que têm dificuldade de enfrentar os dias de muito calor. Os cachorros também sofrem (e muito!) com as altas temperaturas. Como esses animais têm menos facilidade para esfriar o corpo, eles precisam de cuidados extras no verão.
A veterinária Cynthia Gasparoni dá algumas dicas importantes. Segundo ela, os passeios com os cachorros nos dias quentes devem ser feitos antes das 10h e depois das 16h. O uso de filtro solar também é muito importante.
A hipertermia acontece quando a temperatura do corpo do animal sobe acima de 39ºC. O cachorro fica ofegante, os batimentos cardíacos aumentam e ele saliva além do normal. Nesse caso, o risco de uma parada cardíaca é grande.
Quando esses sintomas forem percebidos, não adianta colocar o animal debaixo d'agua. Isso pode matá-lo. A primeira providência é colocá-lo em um lugar fresco, de preferência, em um quarto com ar condicionado. O ventilador ligado em baixa rotação também pode ser útil.
Diferente dos seres humanos, os cães não têm glândulas sudoríparas para liberar o calor. Eles transpiram pela língua, pelo focinho e pela parte de baixo das patas. Com essa dificuldade para resfriar o corpo, o calor excessivo pode até ser fatal.
Veja a reportagem completa do Domingo Espetacular:
video