Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Canal de TV para cachorros promete ajudar durante os períodos de solidão
A Dog TV tem programas para relaxar, estimular e até mesmo educar os animais de estimação


DogTV (Foto: divulgação)

Na televisão a cabo ou via satélite, existe canal pra tudo. Estão lá emissoras voltadas para os amantes dos esportes, dos seriados americanos, canais de notícias, de receitas, com filmes, programas para crianças, bebês, para cachorros... sim, você leu isso mesmo! Foi inaugurado em abril nos Estados Unidos um canal especial para os cães que ficam sozinhos em casa. Chamada de Dog TV, a emissora transmite dia e noite uma programação adaptada para o público canino, com cores, sons e conteúdo que supostamente são agradáveis para eles. ÉPOCA conversou com Bonnie Vieira, porta-voz da Dog TV, sobre como o canal pode ajudar a aplacar a solidão dos animais de estimação que ficam em casa enquanto os donos trabalham. Confira abaixo a entrevista e alguns vídeos com parte da programação da Dog TV.


O co-fundador e diretor de conteúdo da Dog TV, Ron Levi, foi quem teve a ideia do canal. Cerca de seis anos atrás, ele estava saindo para o trabalho quando viu que seu gato amado, o Charlie, olhava-o com uma cara triste. Esse olhar motivou Ron a fazer experimentos com sons e imagens para entreter o animal. Ron acabou empenhando força total em pesquisar a reação de animais de estimação a programas de televisão. Com o tempo, ele aprendeu que cães e gatos vêem as imagens e respondem a elas dependendo do seu conteúdo. O que começou com o nome de “Charlie TV” acabou evoluindo para “Dog TV”, voltada para cachorros.

A grade de programação da Dog TV foi baseada em mais de 40 estudos feitos por universidades ao redor do mundo sobre estímulos visuais para cachorros e sua percepção de cores, sons e mudanças de imagens. Também vimos estudos sobre a exposição de cachorros a situações e sons estressantes, como aspiradores de pó, trovões, fogos de artifício, passeios de carro etc. Nosso time estudou os resultados e os procedimentos utilizados pelos cientistas para chegar a eles. Com isso em mente, desenvolveram o conteúdo e o mostraram a um grupo de cachorros, para chegar à programação final do canal.

Assim como alguns humanos não gostam de ver TV, o mesmo acontece com alguns cães. Depende do cachorro. Também pode ser difícil pegar o cachorro assistindo. Se você ou outro humano está por perto, seu cachorro provavelmente quer estar na sua companhia, e não na frente da TV. Mas você pode experimentar deixar a TV ligada quando sair, e observar se o seu cachorro está diferente quando você voltar – mais relaxado, por exemplo. Os cachorros também assistem TV de um jeito diferente do nosso. Ao invés de sentar no sofá e assistir por horas, eles vêem por períodos curtos, às vezes com o canto do olho. Por isso nossos programas são mais curtos, com duração de três a seis minutos.

Temos três tipos de programas, que oferecem relaxamento e estímulo, assim como reforços positivos. Cães que estão sozinhos tendem a ficar ansiosos, então sons relaxantes e músicas de relaxamento foram usados para acalmar os animais. Muitos deles também sofrem de falta de estímulo, que fica aguda quando o dono está longe. A programação estimulante irá prover o cão de imagens revigorantes, animações e sons reais para animá-lo. A programação é feita de acordo com o ciclo diário da maioria dos cães. E ajuda a prevenir a fatiga mental, a depressão e o tédio. Mas é claro que não deve ser o único estímulo para o cão. Nada substitui a companhia humana e o exercício.

Assista aos vídeos  








Fonte:  Época Notícias - Publicado neste site em 30/06/2012

- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui