A gata Mel, de sete anos, perdeu três quilos antes que a tutora notasse que ela estava anoréxica. Gata já voltou ao peso anterior
Falta de apetite, icterícia (pele amarelada), vômitos. Esses são alguns sintomas a que os tutores de gatos devem estar atentos, já que a presença deles pode ser o sinal de uma síndrome frequente entre os felinos: a anorexia. Diferentemente das condições em que é diagnosticada nos humanos, o distúrbio quando aparece nos animais é um sinal clínico e pode ser o indicador de alguma doença ou incômodo. Com o organismo mais frágil que de outros animais, diversas condições podem reduzir a palatabilidade dos gatos, que, se não for tratada, pode ter consequências graves ou até mesmo fatais.
De acordo com a a veterinária e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Roseana Diniz, diversos fatores podem desencadear o quadro clínico. 'O gato é seletivo, então quando ele está inseguro quanto ao que vai comer, prefere ficar com fome. Essa característica pode facilitar o desenvolvimento da anorexia. Além disso, condições patológicas e não patológicas causam a síndrome. Desde uma doença, como infecções e inflamações até o estresse, causado por mudanças no ambiente em que vive o animal, podem levar à falta de apetite', explica.
Mudanças que comprometem a saúde podem ser pouco notadas pelos tutores. Pois, segundo afirma Roseana, uma simples visita ou até um cheiro muito forte na casa podem ser motivos para estressar o felino e deixá-lo sem vontade de comer. 'Costumo dizer que gato estressado é gato doente. Esse animal costuma ter uma rotina rígida, então, qualquer modificação no manejo do ambiente em que ele vive pode deixá-lo sem apetite', conta.
Saber a causa da dificuldade de se alimentar é o primeiro passo para iniciar um tratamento eficaz. E, nesse caso, a observação do tutor pode contribuir bastante. No caso da arquiteta Mônica Oliveira, de 29 anos, a demora no diagnóstico foi fundamental para o avanço no quadro da gata sem raça definida, Mel, hoje com 7 anos. 'Ela era obesa, então demorei a perceber que estava se alimentando mal. Quando notei, ela já estava com três quilos a menos', lamenta.