Cães e gatos estão sendo envenenados na Ponte das Laranjeiras, em Piraí
“Essas pessoas não tem o direito de tirar a vida dos animais” diz uma moradora
Piraí – Moradores da Ponte das Laranjeiras, em Piraí, estão aterrorizados com as barbaridades que estão fazendo com os animais – cachorros e gatos. Em pouco mais de um mês, cerca de 20 animais foram envenenados, tanto os animais de rua, quanto os que vivem em alguma residência. A crueldade tem deixado os moradores preocupados, pois eles temem pelo aumento da violência na pacata Ponte das Laranjeiras.
“É uma tamanha covardia que estão fazendo com os animais. Essas pessoas não tem o direito de tirar a vida dos animais” desabafou Dalva Nacife Fontes, de 63 anos. Ela afirmou ter encontrado, na varanda de sua casa, na Rua Cornélio Ferreira, um pedaço de pão com presunto e uma quantidade de pó branco.
“Eu já encontrei, à noite, alguns pedacinhos de pão com presunto, além de arroz, carne e um pó branco na minha varanda. Eu consegui ver quando um homem passou e jogou, mas não consegui identifica-lo. Nós aqui de casa, nunca demos esse tipo de comida para o nosso cachorro” contou, deixando transparecer o medo com a insegurança.
Dalva falou ainda que passou a prender o seu animal à noite, com medo dele também se envenenado. Ela disse que consegue identificar os latidos dos cachorros, quando são envenenados.
“O latido do cachorro é um latido diferente, é um latido de dor. Dá para perceber que o animal está sofrendo, está agoniando. Tem madrugada que o ‘bichinho’ late tão alto que dá pena” lembra Dalva, apontando para um cachorro, encontrado morto ao lado de sua casa, na manhã da última quarta-feira (18).
As pessoas que tiveram os seus animais mortos desconfiam dos próprios moradores da comunidade que, segundo eles, pela madrugada, é frequente encontrar adolescentes nas ruas – quase sempre consumindo drogas.
“É preciso que a Polícia Militar comece a fazer ronda pela madrugada. Eles passam aqui à noite, uma vez ou outra, mas de madrugada, quando está acontecendo essa barbaridade, a polícia não aparece” frisou um morador, que preferiu não se identificar.
Jovem perdeu dois cachorros e conseguiu salvar o terceiro
Gabriel Tagiba Justo, de 15 anos, perdeu dois cachorros – envenenados – o terceiro também foi intoxicado, mas ele conseguiu salvá-lo aplicando remédio.
“Mataram dois cachorros que vivem na minha casa. Tentaram matar o terceiro, mas conseguimos salvar. Ele fica solto no quintal, mas está muito perigoso” disse, após caminhar com o seu animal de estimação.
A dona de casa Rosana Paula de Moraes Leite, que também perdeu um cachorro, disse estar preocupada, pois tem uma criança pequena em casa.
“Da mesma forma que o meu cachorro foi envenenado, pois comeu alguma coisa que uma pessoa jogou, podia ser o meu filho ou qualquer outra criança” disse.
Outro morador da Ponte das Laranjeiras contou que perdeu um gato e um cachorro – ambos envenenados.
Ministério Público
Matar ou mesmo atos de maus-tratos com os animais é crime, de acordo com a Lei 9.605/1998 – a pena é três meses a um ano de detenção. Até o momento, nenhuma denúncia foi formalizada no Ministério Público.
Fonte: Folha Vale do Café - Publicado neste site em 01/05/2013