Nas ruas de qualquer cidade é possível encontrar animais abandonados, e a capital sergipana passa pela mesma situação, o que pouca gente sabe é que existe um serviço que recolhe animais das ruas, os trata e em seguida disponibiliza para a adoção.
Segundo o veterinário Júlio César Santana, a maioria dos animais tem uma história triste. 'Existem muitos deles que foram abandonados pelos donos”.Para evitar que eles fiquem perambulando pelas ruas e possam pegar e transmitir doenças eles são recolhidos.
‘”Realizamos, recentemente, uma parceira com o Centro de Zoonoses, em que, a partir da apreensão, os animais são submetidos a um rigoroso exame de sangue para identificar alguma zoonose. Caso o resultado seja negativo, estes animais são deslocados para o canil do Setor de Apreensão de Animais da Emsurb [ Empresa Municipal de Serviços Urbanos] e, depois de passarem por uma triagem de exames clínicos, vermifugação, vacina e banho, são disponibilizados para adoção', explicou o veterinário.
Atualmente doze cães estão disponíveis para adoção no canil. 'Ao adotar um cão, o cidadão ganha uma excelente companhia e ainda possibilita uma acomodação segura a este animal, que se adapta facilmente a qualquer ambiente. Mas o ato de solidariedade deve ser feito de maneira responsável, já que envolve um processo afetivo. Temos hoje cachorros saudáveis, jovens e adultos, aptos para serem adotados', destaca Júlio César.
Os interessados podem visitar o local para conhecer os animais e escolher aquele com quem mais se identifique. Para oficializar a adoção é preciso apenas preencher um protocolo e apresentar um comprovante de residência atual.
O setor de Apreensão de Animais está situado na rua 12 de Outubro, final da rua Neópolis, sem número, bairro 18 do Forte. O cidadão que, em Aracaju quiser obter mais informações pode ligar para o telefone (79) 3179-1236.