Mercado pet em plena evolução
Lojas para bichos puxam crescimento do mercado e são responsáveis por 69% do consumo
O mercado de produtos e serviços do setor pet, voltado principalmente para cães e gatos, cresceu em média 8,5% ao ano desde 2009 e a expectativa é que o setor movimente R$ 12,7 bilhões neste ano, de acordo com o 'Estudo Pet Brasil 2012', elaborado pela consultoria GS&MD.
Enquanto os supermercados e hipermercados que oferecem produtos para animais representam apenas 15,2% do mercado, os pet shops representam 68,3%.
'O mercado pet cresceu muito nos últimos dez anos, antigamente você compraria uma ração, um comedor, hoje você já tem caminha, bebedor e comedor especializado para animal de pelo longo, no fim do ano tem roupinha de Natal', diz o gerente do pet shop Vida de Cão, unidade Goiânia Shopping, Abrantes Basílio. Ele ainda ressalta que o motivo pela preferência por lojas especializadas é pela possibilidade de o consumidor encontrar tudo o que procura em um só local.
De acordo com a pesquisa, os serviços oferecidos pelos pet shops normalmente são: banho, tosa, unhas, beleza, leva e traz, serviços veterinários, hotel, creche e adestramento. Ainda informa que os clientes do setor são decididos, já chegam sabendo o que querem e levam em torno de nove minutos dentro entre a chegada e o pagamento do serviço ou produto.
Filhos
Atualmente, a população dos animais de estimação está próxima de 50 milhões, um a cada quatro brasileiros. Segundo o diretor da área de animais de companhia da Merial Saúde Animal, uma das patrocinadoras da pesquisa, Alexandre Antoniazzi, o grande número se deve ao afeto que as pessoas criam com seu pet. 'Impulsionados em grande parte pelo sentimento de humanização dos pets, que cada vez mais se tornam parte da família, os gastos destinados com os animais de estimação já fazem parte do orçamento mensal' enfatiza.
O gerente do Vida de Cão demonstra perceber a importância que a família dá aos seus cães e gatos. 'Como hoje tem muita opção para os bichos de estimação, hidratação de queratina, chocolate, vinhoterapia, os animais são tratados igual a um filho. Os donos cuidam do pelo do seu filhote como a mulher vai ao salão de beleza cuidar de si', conta.
Venda
A pesquisa mostra que a ração representa 23% do mercado pet, serviços de higiene e embelezamento 14%, medicamentos veterinários 10%, serviços veterinários também 10%, snacks e petiscos 9%, produtos de higiene e embelezamento 9%, antipulgas e carrapaticidas 8%, acessórios 7%, vitaminas 6% e os outros serviços e produtos equivalem a 4%.
'Os pet shops aparecem cada vez mais como espaço preferido dos donos de pets para encontrar artigos dedicados à saúde, beleza e bem-estar do seu melhor amigo. Na lista dos itens mais procurados pelo consumidor o uso de medicamentos veterinários aparece com cerca de 10%', afirma Antoniazzi.
Porém, no pet shop do Goiânia Shopping, os produtos que mais saem são os acessórios. 'O que mais vendemos são produtos diferentes, como carrinho para passear, sapato e capa de chuva, alimentação de qualidade, super Premium', diz o gerente. Ele explica que produtos clínicos não têm número expressivo de vendas porque os filhotes são muito bem cuidados desde cedo.
Seguro para bichinhos
Além de pet shops, outro serviço oferecido para cães e gatos que muitos não conhecem é o seguro de saúde. A Cooperativa de Médicos Veterinários de Goiás (Unimev-GO) oferece Plano Médico Veterinário para os pets.
A cooperativa tem quatro tipos de planos: standard, master, vip e gold. Os quatro contam com uma consulta mensal, chipagem, exames laboratoriais semestrais e exame de imagem anual. O que diferencia de um plano para o outro é a cobertura para cirurgias e internações.
“O plano é uma prevenção para os animais, assim como o plano de saúde humano. Uma consulta veterinária hoje em dia não custa menos do que R$ 90, e um plantão no fim de semana mais ou menos R$ 130”, conta o gestor comercial da Unimev, Julio César Amorim.
O seguro tem 21 clínicas credenciadas, dois laboratórios e oferece serviço de veterinários, consultas e ultrassonografia em domicílio. E com dois anos de funcionamento, a cooperativa hoje tem em média 70 animais credenciados.
Fonte: DM - Publicado neste site em 09/12/2012