Posse responsável de cães é segurança para todos
São frequentes as notícias que vemos e ouvimos na mídia sobre pessoas atacadas por animais domésticos, principalmente cães. Em todos os casos os ataques acontecem em pessoas que convivem com os animais, seja em casa, seja nas atividades diárias de trabalho. Nas ruas rotineiramente, carteiros e outros profissionais são as maiores vítimas de ataques de cães.
O cão é um amigo fiel, como está na sabedoria popular. É companheiro e também faz a guarda do seu território, a casa de seu dono. Pelo instinto de proteção e guarda, os cães atacam qualquer um que tente invadir seus domínios. No trabalho de entregar correspondências e encomendas, o carteiro é tido pelo cachorro como um ‘invasor’, mas cão e carteiro podem ter uma convivência pacífica.
Para evitar incidentes com ataques de cães a carteiros é preciso que antes de mais nada, o proprietário tenha posse responsável sobre seus animais. Em seguida, é preciso garantir a segurança do carteiro, para que os Correios sigam prestando corretamente seus serviços.
São medidas simples: vacinar sempre os cães contra a raiva e outras doenças, verificar sempre se o portão da casa está bem fechado, caso o cachorro fique solto no quintal enquanto o dono atende o carteiro e instalar uma caixa receptora de correspondências junto ao portão, grade ou muro de tal forma que o carteiro não precise entrar no quintal ou colocar a mão ‘nos domínios do cachorro’.
A caixa receptora de correspondências, quando instalada e bem posicionada, garante segurança não só para o carteiro, mas também para você, pois ela protege suas correspondências da chuva e até mesmo de ser destruída pelo seu cão. As caixas receptoras são facilmente encontradas em lojas de ferragens e material de construção.
Podem ser dos mais diferentes modelos, mas precisam seguir essas medidas mínimas: ter uma abertura com 25 cm de largura e 2 cm de altura para a entrada de correspondências, não podendo ter partes cortantes ou rebarbas, para evitar ferimentos.
A altura a ser instalada deve ser de 1,20 a 1,60m em relação ao piso. O espaço para acomodar bem as correspondências deve ter 27 cm de largura, 16 cm de altura e 36 cm de profundidade.
É bom lembrar: seu cão é de sua responsabilidade. O artigo 936 da Lei Federal 10.406/2002 – Código Civil determina que é o dono o responsável pelos danos causados pelo animal solto ou guardado sem cautela.
Se existem cães soltos pela rua, ela se torna um território perigoso para qualquer pessoa que por ali passe. Neste sentido, conversar com os vizinhos para que a rua se torne um lugar seguro para todos é fundamental.
Com esses cuidados, o carteiro ganha tempo na execução do trabalho e a vizinhança ganha com um melhor serviço e uma rua mais segura para todos!