Desde fevereiro donos de cães e gatos já poderão dar entrada no pedido para emissão de passaportes para seus bichos. O documento valerá para viagens nacionais e internacionais. O documento, chamado de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, não terá custo e será entregue em até 30 dias após o requerimento. A solicitação deve ser feita em qualquer unidade do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional), localizada em portos, aeroportos e postos de fronteira.
O passaporte será expedido em português, inglês e espanhol e deverá conter informações como nome completo e endereço do dono, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento do animal. Os bichos nascidos no Brasil ou no exterior devem ter, pelo menos, 90 dias de vida
O veterinário deverá registrar no documento dados de vacinação, tratamentos e exames exigidos pelo país de destino. A fotografia do cão ou do gato no documento é opcional.
Com o passaporte, os bichos receberão um microchip, que funcionará como uma carteira de identidade. Os dados serão acessados por meio de uma máquina de leitura digital, devendo o código, a data de aplicação e a localização do microchip ser informados também no passaporte do cão ou do gato. O passaporte valerá por toda a vida do animal.
Como cada país tem regras próprias para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território, é muito importante que o dono planeje com antecedência a viagem do seu animal para ter tempo suficiente de atender a todas as exigências do país de destino.
Fonte: Bom Dia - Publicado neste site em 09/05/2014