Índice de Notícias
Para minimizar os problemas relacionados ao abandono de animais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá dobrar o número de esterilizações gratuitas de cães e gatos comunitários. De acordo com o secretário de Saúde, Arthur Chioro, outras medidas também serão adotadas para garantir o bem-estar dos animais e impedir a transmissão de doenças à população.
Riacho Grande - O distrito do Riacho Grande é uma das regiões da cidade onde o abandono de cães e gatos é mais frequente. Com o objetivo de impedir essa prática, os técnicos do Controle de Zoonoses irão propor uma ação conjunta que envolverá as protetoras de animais, lideranças comunitárias, Guarda Ambiental e Secretaria de Gestão Ambiental.
Essas medidas se juntam ao esforço da Prefeitura no sentido de estimular a posse responsável dos animais. A campanha de conscientização da população será intensificada com a distribuição de material educativo nas escolas e junto a lideranças comunitárias.
Atualmente, as pessoas interessadas em adotar algum animal abrigado no Canil Municipal podem participar das Feiras de Adoção que acontecem uma vez por mês nos parques de São Bernardo ou na Feira Noturna, que é realizada quinzenalmente. Mais informações podem ser obtidas no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/ss/caes, que apresenta os dados, características, fotos e até nome de cada bicho disponível para adoção.
Serviço - A guia de autorização para a esterilização deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para a emissão da guia, os interessados devem apresentar comprovante de residência e documento de identidade. A prioridade na esterilização é dada aos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas, mas que recebem alimentação e cuidados de alguns moradores dos bairros ou das entidades protetoras.