Período chuvoso é propício para gripes em cães e gatos
Gripe em animais pode até causar doenças infecciosas graves.
Espirro, tosse e secreção nos olhos e nariz são alguns sintomas.
Assim como os humanos, os bichos também sofrem de gripe. E se não for tratada a tempo, a gripe em animais como cães e gatos pode até causar doenças infecciosas graves, como pneumonia, por exemplo.
Os cuidados com os animais de estimação devem ser redobrados nesse período de chuvas.
O pequeno stark da raça maltês de dois meses, não pára em casa. Nem parece que o cãozinho está se recuperando de uma gripe. “Ele começou a espirrar. Aí ficou com uma respiração mais ofegante e apareceu uma secreção”, explicou a advogada Caroline Aguiar.
Cães e gatos podem ficar gripados, principalmente, no período chuvoso.
O veterinário Vicente Férrer explica que as gripes são contagiosas, mas a transmissão só ocorre entre os animais. O homem não pega a gripe do gato nem do cachorro.
“A gripe do cão não passa para o gato ou vice-versa e muito menos é constituída como uma zoonose, ou seja, não tem transmissão para o homem”, disse.
Os sintomas da gripe são parecidos em cães e gatos. Espirro, tosse e secreção nos olhos e nariz. O tratamento tem que ser feito logo para evitar a doença se agravar.
“São doenças que deixam o organismo fragilizado, a resistência orgânica cai bastante e aí pode complicar com um quadro de infecção respiratória secundária e talvez até chegar a óbito”, explicou.
O veterinário recomenda a vacina, melhor forma de proteger o animal de estimação da gripe.
Fonte: G1 - Publicado neste site em 23/05/2013