Cadela foi foi socorrida pelo Departamento de Defesa e Controle Animal (Foto: ONG Cão Ajuda/Divulgação)
Dois casos de maus-tratos a cães registrados em São Carlos (SP) este ano serão julgados na tarde desta quarta-feira (27) no Fórum Criminal da cidade. Em uma das ocorrências, um homem de 37 anos é acusado de espancar o próprio cão, na Vila Nery, em fevereiro. O outro caso é sobre seis cachorros encontrados em janeiro abandonados no Santa Maria. Os animais da raça pastor alemão foram alugados como cães de guarda e distribuídos em algumas casas do bairro, que estavam vazias. Eles ficaram dias sem água e sem comida e foram resgatados após denúncia dos vizinhos. Desnutrida, a cadela Esperança, que estava entre os animais, morreu 48 horas depois quando recebia tratamento veterinário.
Segundo Vivian Vigiolli, de 37 anos, voluntária da ONG Cachorro Ajuda há dois anos, integrantes das entidades constataram que os vizinhos passaram a dar água e ração por cima dos muros, com ajuda de baldes amarrados em cordas, após notarem que os seis cães não recebiam cuidados do responsável por mais de dez dias.
“O estado da cadela Esperança era bem crítico e os rins dela não funcionavam mais, ela estava totalmente debilitada. Os outros cães estavam bem magros, mas conseguiram sobreviver e se recuperam bem. O responsável pelos animais tem uma empresa de aluguel de cachorros, era obrigação dele ter tratado adequadamente”, disse. Os cinco cães foram resgatados no dia seguinte com o apoio do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura e da Polícia Militar.