Cães são telepatas?
Seriam os cães capazes de 'ler' os pensamentos dos seus donos? Um bom número de pessoas apaixonadas por cães está pronto a admitir isso. Até o momento, porém, não existes provas científicas para a tese. Mas uma pesquisa conduzida por uma experta mundial em capacidades cognitivas dos animais, Alexandra Horowitz, parece indicar que os cães possuam pelo menos uma versão rudimentar da assim chamada 'teoria da mente': uma capacidade da mente de compreender que as outras pessoas têm crenças, interesses, intenções e pensamentos diferentes dos nossos. Embora essa capacidade seja crucial para o desenvolvimento social e as relações com os outros, ela até agora só foi detectada no ser humano e – numa certa medida – também nos chimpanzés.
Por exemplo, uma pesquisa recente a respeito da percepção que os macacos têm de si mesmos quando olham para sua imagem no espelho, chegou à conclusão que os primatas não reconhecem a sua própria imagem, mas conseguem perceber que o que aparece do outro lado do espelho não é um macaco real e verdadeiro.
Alexandra Horowitz estudou o comportamento dos cães durante suas brincadeiras. Em particular, ela observou o modo com o qual os cães chamam a atenção de seus companheiros distraídos. Com efeito, quando dois ou mais cães estão brincando e um deles se distrai, o outros (ou os outros) lançam mão de vários estratagemas para reconquistar a sua atenção: latidos, leves mordidas ou golpes de pata. O grau e a intensidade desses gestos depende do nível de distração.
Segundo Horowitz os cães seriam capazes de reconhecer e compreender o grau de distração dos demais companheiros de brincadeira e seriam, portanto, dotados de uma rudimentar teoria da mente.