Cachorro em abrigo de animais: de acordo com pesquisadores, cães são vistos pelas pessoas como dependentes e vulneráveis, assim como as crianças
'Ao contrário do que se imagina, não é que necessariamente o sofrimento animal nos comova mais que o humano', explicou Jack Levin, professor de sociologia e criminologia da Universidade Northeastern e autor do estudo.
'Nossos resultados indicam uma situação muito mais complexa a respeito da idade e da espécie das vítimas, sendo a idade o componente mais importante', acrescentou.
'O fato é que as vítimas de crimes que são humanos adultos recebem menos empatia do que as crianças, os filhotes e os cães adultos que são vítimas de abuso ou crimes. Isso indica que os cachorros adultos são vistos como dependentes e vulneráveis, tais como seus filhotes e como as crianças', explicou Levin.
Em seu estudo, Levin e o coautor Arnold Arluke, outro professor da Universidade de Northeastern, consideraram as opiniões de 240 homens e mulheres, com idades entre 18 e 25 anos.
Na elaboração da pesquisa, os participantes receberam, ao acaso, quatro artigos fictícios sobre abusos de criança de um ano de idade, um adulto de 30 anos, um filhote e um cachorro de seis anos de idade.
Fonte: Exame - Publicado neste site em 16/08/2013