Li Lanjuan mencionou possibilidade de transmissão entre mamíferos e sugeriu que pets também sejam mantidos em quarentena; OMS ainda não reconheceu este tipo de propagação
Mulher passeia com seu cachorro pelas ruas de Wuhan, origem da propagação do coronavírus na China Foto: Stringer / Getty Images
A epidemiologista Li Lanjuan, conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China, afirmou que o coronavírus pode ser transmitido a animais domésticos como cães e gatos.
Em entrevista à rede estatal chinesa CCTV na noite de quarta-feira (29), Li Lanjuan ressaltou a necessidade de estabelecer quarentena também para os pets expostos ao vírus. 'Esse vírus pode ser transmitido entre animais mamíferos. Precisamos tomar precauções em relação a todos os mamíferos', disse Li Lanjuan, de acordo com a tradução do jornal South China Morning Post. 'Se os animais de estimação forem expostos ao vírus ou tiverem contato com pacientes infectados, os casos precisam ser monitorados'.
Ela não mencionou na entrevista se houve algum caso confirmado de animal de estimação infectado.
Professora na Universidade de Zhejiang, Li Lanjuan é uma conceituada epidemiologista na China. Mas, apesar do alerta da especialista, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou anteriormente que não há nenhuma evidência de que animais domésticos como cachorros e gatos possam ser infectados pelo vírus.
De acordo com a agência, não está claro se o coronavírus 'tem algum impacto na saúde dos animais e nenhum evento específico foi relatado em nenhuma espécie'.
Fonte: Epoca - Publicado neste site em 03/02/2020