Baleias ameaçadas viram comida para cães no Japão, denuncia ONG
Carne de animais abatidos virou guloseima de luxo disponível na internet.
Site também vende alimentos supostamente feitos de cavalos e cangurus.
Pescadores japoneses cortam blocos de carne de baleia-nariz-de-garrafa de 10 metros de comprimento, abatida para venda em Minamiboso, a leste de Tóquio, em 2008 (Foto: Yoshikazu Tsuno/Arquivo AFP)
Carnes de baleias ameaçadas de extinção capturadas por caçadores da Islândia estão sendo vendidas no Japão como guloseima de luxo para cães, denunciaram ativistas ambientais na terça-feira (28/05).
Algumas cidades japonesas matam baleias para comercializá-las (Foto: Yoshikazu Tsuno/Arquivo AFP)
A empresa Michinoku Farm, com sede em Tóquio, oferece mordedores feitos com carne de baleia do Atlântico Norte em sua página na internet, esclarecendo que o produto tem 'baixo nível calórico, pouca gordura e alto índice de proteínas'. O site também comercializa alimentos supostamente feitos com carne de cavalos da Mongólia e cangurus.
O grupo ambientalista japonês Ikan afirmou que esse tipo de comércio é a pior forma de consumismo.
'A razão mais provável para que lojas vendam carne de baleia para mimar animais de estimação é alcançar japoneses emergentes que querem exibir riqueza com algo diferente', explicou Nanami Kurasawa, diretor-executivo do Ikan.
O presidente da Michinoku Farm, Takuma Konno, disse à AFP que a empresa vende produtos legalizados no Japão.
'Os cães são como membros da família para muitos japoneses. (Os ativistas) veem as baleias como animais importantes, mas consideramos os cachorros tão importantes quanto elas.'
Apesar da declaração, Konno disse que o produto será retirado do mercado.