Índice de Notícias
Após o treinamento, os cães serão encaminhados às pessoas com deficiência visual gratuitamente
O centro será construído em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e a obra está orçada em R$ 2,5 milhões. Segundo o governo do Estado, os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão inicialmente encaminhados a uma família adotiva, que cuidará do cão durante um ano.
Depois disso, será encaminhado ao centro de treinamento onde passará por um adestramento intensivo, específico para guia de cegos. Os cães serão encaminhados aos deficientes visuais gratuitamente.
'Esse programa é de fundamental importância e vem no sentido de garantir maior autonomia e independência para as pessoas com deficiência visual. É um avanço na inclusão das pessoas com deficiência e, consequentemente, na garantia dos Direitos Humanos para todos os cidadãos', afirmou Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estima-se que no Brasil haja cerca de 16 milhões de deficientes visuais, dos quais aproximadamente 2,6 milhões estejam no Estado de São Paulo.
O prédio do centro de referência será um edifício sustentável e terá capacidade para até 92 cães.
Fonte: eBand - Publicado neste site em 22/04/2011
#7