Urnas podem ser personalizadas (Foto: Marcelino Alvarenga/ Divulgação)
Quando pessoas morrem costumam ser veladas e logo após cremadas ou enterradas dentro de caixões em cemitérios. Com bichos isso não é nada comum. Mas uma funerária tradicional de Pará de Minas, tem investido em serviços para enterro de animais e em Divinópolis um cemitério oferece jazigos para cães e gatos. O enterro de qualquer tamanho de animal no cemitério custa em média R$ 300. As urnas para o enterro podem chegar a R$ 700.
Segundo o proprietário da funerária de Pará de Minas, Marcelino Alvarenga, além da urna para o pet, os clientes também levam o ornamento. 'As flores estão inclusas, para serem colocadas dentro do caixão. Nosso objetivo é dar um amparo à despedida', disse o gerente.
A funerária já tem mais de 100 anos na cidade e a ideia de investir em urnas para animais, segundo Marcelino, foi depois que uma mulher procurou por um caixão para o gato dela que havia morrido. Na ocasião, o bichinho foi enterrado em uma urna de criança. 'Não tínhamos a urna de animal de estimação, então ela pediu para vendermos uma urna pequena para que ela pudesse levar o gato e enterrar', contou.
A partir daí, o gerente viu uma oportunidade de mercado. Ele passou a fazer pesquisas, foi até um cemitério de animais e logo após a funerária começou a fabricar pequenas urnas personalizadas. Algumas podem ter o nome do animal. 'As convencionais tem patinhas desenhadas, outras com carinhas de gatinhos', explicou.
Cemitério para cães
Às vezes a ligação com o animal é tão intensa que algumas pessoas o consideram como parte da família e quando morrem é preciso encontrar espaços. Em Divinópolis existe um cemitério exclusivo para enterrar gatos e cachorros.