Cachorro foi encontrado em estado de saúde crítico, sem alimentação e água (Foto: Adriana Fratini/Band FM
A partir da denúncia de vizinhos de uma residência do Jardim São Carlos, em Sorocaba (SP), a Polícia Ambiental e a Zoonoses encontraram dois cães abandonados e visivelmente desnutridos na tarde desta terça-feira (15). Segundo a Zoonoses, uma ossada também foi encontrada na casa e há a possibilidade de que esse terceiro cão tenha sido devorado pelos outros dois - que são fêmeas da raça pit bull -, devido ao estado de total abandono dos animais.
'Não temos como confirmar se esse terceiro animal tenha servido de alimento para os demais. Porém, a partir da avaliação do nosso veterinário, há sim essa possibilidade levando em conta o estado de total abandono deles, sem comida e água há meses. Mas a polícia vai solicitar uma perícia no local, já que não retiramos a ossada da casa, e o caso será investigado', explica o fiscal de saúde da Zoonoses Aparecido Lopes Junior.
De acordo com a Polícia Ambiental, que recebeu a denúncia dos moradores do bairro, a casa está abandonada há cerca de dois meses e, desde então, os animais não eram alimentados. O odor forte que vinha do local, decorrente das fezes dos animais e também da ossada, segundo a polícia, chamou a atenção dos vizinhos, que acabaram acionando as autoridades para que o caso fosse solucionado.
Equipes da Zoonoses e da Polícia Ambiental estiveram durante a tarde desta terça-feira na casa e, após avaliação do veterinário da institução, que constatou por meio de um laudo o diagnóstico de maus-tratos, a residência foi invadida e os animais resgatados. 'O cenário da casa era lamentável. Fezes por todo o lado e a situação dos cães, que ficaram muito assustados com a nossa presença. Mas agora eles serão encaminhados a uma clínica veterinária, onde receberão todo o atendimento necessário', relata o fiscal da Zoonoses.
A fotografa Mariana Boghi acompanhou o resgate dos animais da casa a fim de auxiliar no tratamento e busca de um novo lar para os cães. 'Como protetora dos animais, eu não poderia ficar em casa vendo uma coisa dessa acontecendo tão perto. Juntamente com a ONG de proteção animal, vou auxiliar no tratamento dos animais, porém precisamos de um lar temporário para eles se recuperarem até nós acharmos um local definitivo', conta.
Enquanto isso, o verdadeiro dono dos animais foi localizado pela Polícia Ambiental atráves do registro junto a prefeitura, mas ele não compareceu no local para dar explicações. Segundo a polícia, uma viatura foi encaminhada até o endereço do trabalho do homem, que alegou não ter tempo para ir até a casa por causa da distância do local em que trabalha. Ele será autuado por maus-tratos, com pena prevista de seis meses a um ano de prisão, além de multa.