Eleni e Sérgio com cães que ajudaram pelo caminho na viagem à Patagônia; projeto agora quer ir até o Alasca
Há sete anos, o casal Eleni Alvejan e Sérgio Medeiros dedica suas manhãs de domingo a ajudar moradores de rua de São Caetano (na Grande São Paulo), cidade onde moram. Além de distribuírem lanches, roupas e cobertores, eles também levam água e ração para os cachorros que acompanham muitos desses sem-teto.
Agora, eles querem estender esse trabalho para muito além das manhãs de domingo no ABC Paulista. Eleni e Sérgio estão se preparando para fazer uma viagem de carro até o Alasca, na qual ajudarão cães abandonados pelo caminho – o plano foi batizado de “Projeto Mundo Cão”.
A ideia é percorrer 60 mil km ao longo de 15 países durante um ano.
A data de partida foi fixada para o dia 28 de fevereiro 2015, mas a preparação já começou. Para viabilizar o projeto, eles estão adaptando sua Land Rover, que deve receber barraca de teto, geladeira e outras mudanças para que eles possam comer e dormir no veículo.
O casal também fez camisetas para arrecadar fundos e vai alugar o apartamento onde mora. Eleni colocou à venda a van escolar com a qual trabalha e Sergio, que é representante comercial, vai pedir demissão do emprego.
“Estamos largando a vida aos poucos para poder cair no mundo 100%. Faz muito tempo que a gente planeja isso”, diz Eleni. Ela conta que a inspiração para o projeto veio de seu cachorro Big, que morreu após 16 anos com eles. “Até agosto do ano passado, o Big estava com a gente. Depois que ele se foi, decidimos transformar isso em um ponto de partida para a nossa viagem”, afirma ela.
No fim do ano passado, Eleni e o marido fizeram uma viagem de um mês pela Patagônia, como “treino” para a aventura mais longa. As histórias e fotos da viagem foram reunidas no site do projeto.
A ração que eles distribuíam para os cães de rua eram colocadas em potes de plástico etiquetadas com a mensagem “Coloque amor e alimento” em três idiomas. “É para encorajar as pessoas a reporem.
Normalmente em cidades turísticas e em periferias tem muitos cachorros de rua, e a gente vai a esses lugares”, conta ela.
Além de distribuir comida, água e carinho, o casal quer conscientizar as pessoas pelo caminho sobre posse responsável de animais.
“Nosso carro é adesivado com o símbolo do projeto, chama a atenção para a causa. As pessoas param para perguntar, a gente dá informações. Não somos veterinários. A gente só juntou o que a gente gosta para partir em busca desse sonho”, afirma ela.