Rio - O vídeo de cães sendo espancados em pet shop no Engenho de Dentro, na Zona Norte, ganhou destaque nos tabloides britânicos Daily Mail e The Sun. O caso foi classificado pelos veículos de imprensa como 'tortura' e 'pet shop dos horrores'.
A pet shop Quattro Patas será inspecionada nesta sexta-feira por agentes da Vigilância Sanitária. Daniel, de 20 anos, filho da proprietária Solange Barroso é acusado de espancar animais durante o banho. O caso foi registrado na 26ª DP (Todos os Santos). Solange e o filho podem responder por crime ambiental. O assunto foi discutido nas redes sociais: muitos pediam a condenação do agressor.
O deputado Dionísio Lins (PP) apresentou nesta quinta-feira projeto de lei que determina que as pet shops tenham veterinário e vidros nos locais de banho e tosa, além de multa de 50 a 1.000 Ufirs para quem não cumprir.
As imagens de cachorros indefesos levando socos e garrafadas, sendo jogados contra a parede e amordaçados, enquanto tomavam banho na pet shop Quattro Patas, no Engenho de Dentro, chocaram nesta quinta os donos dos animais e moradores do Rio.
Revoltados com as cenas das agressões, exibidas pelo 'RJTV', da Rede Globo, vizinhos ao estabelecimento se concentraram na porta da loja à tarde, e alguns ameaçaram depredar o lugar.
Foto: Reprodução Internet
Policiais do 3º BPM (Méier) foram chamados, e a pet shop teve que ser fechada. Daniel, 20 anos, o rapaz que aparece nas imagens agredindo dois cães, foi identificado pela mãe, Solange Barroso, que é dona da loja. Ela alegou que não sabia das agressões, embora apareça no vídeo.
Os donos dos cães relataram que os animais voltavam da pet shop tristes, depressivos, e alguns tinham resistência em entrar na loja.
“O Daniel buscava o Oliver para tomar banho às quartas-feiras. Quando ele entrava no carro, fazia xixi. Voltava deprimido e dormia o dia todo”, contou a empresária Roberta Fontes, 25 anos, dona de Oliver, um Chow Chow de 9 anos. “Chorei vendo as imagens”, acrescentou ela, que quer processar a dona.
A estudante Silvia Lopes, 12 anos, achava que a agitação de seu poodle ao chegar à pet shop era porque o cão não gostava de banho.
“Não tínhamos como desconfiar, nunca chegou machucado”, afirmou. Princesa, a cadela de André Guimarães, 31, também tinha medo de entrar na loja. “Ela se encolhia toda”.
Roberta conta que, de medo, Oliver fazia xixi quando ia para o banho | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Sintomas
-Comportamento
Animais vítimas de maus-tratos costumam alterar o comportamento após ir a lugares ou ficar sob cuidados de terceiros. Repare como eles reagem quando vão para o colo do funcionário e como ele é recebido.
- Rabo entre as pernas
Quando ameaçados, põem o rabo entre as pernas e as orelhas para trás ou para baixo. Fazem xixi quando chegam no lugar. Respiram ofegantes e salivam.
- Agressividade
Deitam no chão em posição de defesa quando alguém se aproxima. Cães ficam agressivos, apáticos, depressivos e tentam fugir quando alguém levanta o braço.