Índice de Notícias
Entre as áreas que já estão em andamento a coleta de material para exame e o recolhimento dos animais que tiveram resultado positivo para calazar estão os bairros Santo Antônio, São Sebastião, Bela Vista e Angelim. No bairro Santo Antônio foram coletadas 2.222 amostras, sendo 1.104 com sorologia positiva. Nos demais bairros, a fase de coleta de amostras está terminando e, após os exames, as equipes passarão para o recolhimento dos animais que estiverem contaminados pelo calazar.
A coordenadora da Equipe Técnica de Controle de Raiva, Leishmaniose e outras Zoonoses, Rosângela Cavalcante, afirma que é de fundamental importância que os moradores colaborem com as equipes de endemias, deixando que os profissionais levem os animais contaminados.
'Muitos moradores se recusam a entregar seus animais. É importante que essas pessoas entreguem os animais, pois com a presença deles nas suas residências, elas ficam vulneráveis a adquirir a doença, uma vez que ela é transmitida do animal para o humano, por meio de um mosquito', alerta Rosângela.
A coordenadora destaca ainda a importância dos moradores em permitir a entrada dos agentes de endemias da Prefeitura de Teresina em suas casas. Os agentes portam, além do uniforme característico, crachá com identificação e telefone da Zoonoses (3215-7789).
Atitudes simples como: a limpeza de quintais com a remoção de fezes e restos de folhas e frutos em decomposição, por exemplo, também ajudam a combater a doença, uma vez que o mosquito que a transmite ao cão e ao homem coloca os ovos em locais ricos em matéria orgânica em decomposição e com baixa luminosidade.
O proprietário de um cão comprovadamente positivo deve seguir a recomendação do Ministério da Saúde, que recomenda a eutanásia dos cães infectados e proíbe o tratamento dos mesmos com medicamentos utilizados em seres humanos.