Os mais vulneráveis a contrair a doença são pessoas com sistema imunológico baixo e mulheres grávidas. O ser humano pode ser infectado através de água e alimentos contaminados com fezes de gato. O parasita, que somente pode se reproduzir sexualmente, forma ovos dentro do organismo dos felinos, que por sua vez são eliminados através das fezes. Pássaros e ratos se tornam infectados porque ingerem água, terra ou plantas contaminadas com o parasita.
Uma pesquisa feita com 51 gatos e 22 ovelhas em fazendas no sudeste da Inglaterra mostrou que metade dos felinos tinha anticorpos contra a toxoplasmose, o que indica que eles foram expostos ao parasita. O parasita também pode ser transmitido pelo consumo de carnes. O microbiologista Richard Holliman, que participou do estudo, explica que é difícil mudar os hábitos da população que está acostumada a comer carne mal passada. Mas ele orienta as gestantes e pessoas com baixo sistema imunológico para consumirem carne bem passada.
O pesquisador disse ainda que não é aconselhável que crianças brinquem na areia de playgrounds, que não são cobertas, por que esses lugares podem conter fezes de gatos contaminadas.