Gatos costumam ter a reputação de serem animais independentes e que se apegam mais ao ambiente em que vivem do que a seus donos. No entanto, quem é “pai” ou “mãe” de um felino sabe bem que a história é outra. E um novo estudo confirma: gatos amam sim os seus donos.
Gatos amam são apegados a seus donos
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, gatos apresentam forte apego aos humanos, mesmo quando comparados aos cães. Kristyn Vitale, líder da pesquisa, afirma: 'a maioria dos gatos tem vínculos profundos com seus donos e os usam como uma fonte de segurança'.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores repetiram um experimento que já havia sido feito com cães em 2018. Eles observaram, com imagens gravadas em vídeo, como os gatos interagiam com seus donos em um ambiente estranho.
O teste contou com 79 filhotes e 38 gatos adultos. Em um primeiro momento, o gato e seu dono deviam permanecer juntos em uma sala, com o humano sentado dentro de um círculo. Depois de dois minutos, a pessoa saía e o felino ficava sozinho no ambiente.
Após mais dois minutos, o indivíduo retornava à sala e se sentava dentro do círculo novamente. A análise das imagens mostrou que gatos adultos apresentavam vínculos de segurança com seus donos em 65,8% dos casos e, os filhotes, em 64,3% dos casos.
Ainda segundo os estudiosos, os testes provam que um gato continua relaxado e explora o novo local se estiver perto do seu dono, mesmo em um ambiente estranho. Os resultados foram divulgados pela revista Current Biology.
'Foi surpreendente descobrir que a proporção de apego nas populações de gatinhos correspondia à população de bebês humanos. Nos seres humanos, sob o mesmo experimento, 65% das crianças estão firmemente ligadas ao cuidador', afirmou a pesquisadora.