Os cientistas descobrem o segredo dos gatos com mau humor
Os problemas de comportamento são muito comuns em nossos companheiros felinos. No entanto, os cientistas alertam que o comportamento problemático poderia ser um sinal de estresse crônico, causada por uma espécie de 'trauma de infância'.
Quando os cães são conhecidos por serem os mais leais para os animais de estimação ser humano, gatos, sem dúvida, são os pares mais difundidos em todo o mundo. E a cada dia mais pessoas estão querendo saber como tornar a vida dos nossos gatos mais felizes.
Uma das questões em que as pessoas são diferentes, até mesmo internacionalmente, é o momento em gatinhos pode ser privado de leite materno e entregues aos seus novos proprietários. Para os cientistas finlandeses descobriram que quanto mais cedo isso acontecer, o mais provável é que os nossos companheiros felinos têm mau caráter. Os resultados do estudo eram publicado en la revista de relatórios científicos.
A pesquisa é baseada em dados sobre o estado de saúde e comportamento particular. Mais de 6.000 gatos a partir de 40 espécies diferentes foram entrevistados ', no que é hoje o maior banco de dados do mundo sobre o comportamento felino.
De acordo com esta pesquisa, mais de 80% apresentou um problema em seu comportamento, enquanto 25% este comportamento tem um caráter crônico.
'A idade em que eles estão separados de suas mães influencia o seu comportamento mais tarde. Gatos que foram privados de leite materno antes dos 8 semanas tiveram maiores taxas de agressividade do que aqueles que foram separados em 14 semanas ', diz Hannes Lohi, co-autor da investigação.
Outros estudos com animais mostram resultados semelhantes: entre os roedores, macacos e martas exclusão precoce da mãe também leva a uma maior probabilidade de desenvolver comportamento problemático. Um fenômeno similar foi descoberto em humanos.
No próprio país escandinavo, recomenda-se para separar reprodução sua mãe em 12 semanas. No entanto, os pesquisadores propõem a aumentar o período de amamentação cerca de duas semanas. Na sua opinião, isso deve melhorar a qualidade de vida dos gatos.
'No mundo há muitos gatos domésticos na Europa sozinho há mais de 100 milhões e problemas comportamentais são muito expandida. Descobrimos uma medida simples para tomar melhores as vidas de gatos ', diz Lohi.