Autismo: Terapia assistida por cães
A terapia com cavalos é uma das mais conhecidas para ajudar as pessoas que sofrem de autismo, mas em Portugal começam a surgir outras ofertas com os mesmos objetivos. A terapia assistida por cães é um desses caminhos.
Celebra-se hoje o Dia da Consciencialização do Autismo, uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e comportamento. Não tem cura, mas há experiencias que contribuem para uma melhor integração dos que sofrem da doença.
A terapia assistida com cães é a vida de Raquel Pacheco, que há três anos decidiu enveredar por esta profissão, dedicando especial atenção ao autismo.
A Sara é uma cadela labrador. Assim que entra na sala, as crianças juntam-se em redor dela. Pedro não a larga um minuto. A cadela responde à chamada e corre louca para apanhar a bola que a criança, autista, não se cansa de atirar.
Miguel, sentado numa mesa, onde brinca com massa de farinha e água, resmunga quando é chamado para a terapia, mas quando se aproxima de Sara, em poucos segundos sorri e deixa-se levar pela brincadeira pedagógica.
A cadela deita-se com um peitoral de velcro colocado. Miguel descola os pedaços de tecido coloridos e com números. Miguel trocou os cavalos pelos cães há meio ano.
Fonte: TSF/PT - Publicado neste site em 09/04/2013