Índice de Notícias
Estudo americano revelou ainda que os felinos conseguem regular as quantidades de proteína, gordura e carboidratos que consomem
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Waltham, maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação, revelou uma importante característica sobre os felinos domésticos. Quando lhes é dada a opção, os gatos selecionam alimentos nutricionalmente semelhantes às suas presas naturais, como ratos e pássaros.
Os cientistas descobriram ainda que os gatos de estimação saudáveis regulam a quantidade de proteína, gordura e carboidrato que consomem. “Esses achados marcam uma importante etapa no campo da nutrição animal e estende consideravelmente a compreensão do comportamento alimentar de gatos de estimação”, explica o Dr. Adrian Hewson-Hughes, principal autor do estudo.
Em uma série de estudos conduzidos em um período de dois anos, os pesquisadores comprovaram que os gatos têm uma meta de ingestãodiária que equivale a aproximadamente 52% de calorias em proteínas, 36% em gorduras e 12% em carboidratos. “Esta é uma descoberta fascinante e estamos intrigados com o porquê de os gatos terem essa capacidade”, comentou o Dr. Hewson-Hughes.
A expectativa é que a pesquisa possa auxiliar no desenvolvimento de alimentos otimizados que atendam às necessidades específicas de gatos. Entre os produtos atualmente disponíveis no mercado, osalimentos úmidos têm, em geral, mais altos teores de proteína e mais baixos teores de carboidrato, além de níveis semelhantes àqueles que os gatos deram preferência. Já os alimentos secos oferecem variedade na textura, além de poderem beneficiar a saúde bucal.
Com as descobertas, o Centro de Pesquisas Waltham pretende dedicar-se à compreensão da seleção desses principais nutrientes em outros estágios de vida dos gatos, como gestação e lactação.
Fonte: Uol PetMag - Publicado neste site em 28/02/2011