As autoridades da Ucrânia, um dos países anfitriões do Europeu de Futebol de 2012, ordenaram a caça e matança de centenas de cães e gatos de rua para que não possam ser vistos pelos milhares de turistas esperados, denuncia o jornal britânico The Sun.
De acordo com as informações recolhidas, os animais não são realojados, mas simplesmente abatido a tiro ou envenenados. O pêlo estará a ser utilizado para a confecção de chapéus e os ossos na indústria de fabrico de ração para animais.
Investigadores alemães souberam também que, em Donetsk, são pagos cerca de 40 euros por cabeça a quem recolher os cães e os gatos.
No início do mês, o governo de Kiev deu ordens para que a operação fosse cancelada, mas Judith Pein, da secção alemã da ONG PETA, assegurou ao mesmo jornal que a matança continua. “Seria sempre cruel fazer uma coisas destas, fazê-lo por causa do futebol é ultrajante. Quem trabalha nesses abrigos disse-nos que se tratavam de animais velhos e doentes, mas nós vimos lá cachorros”, sublinhou.
A porta-voz da PETA acrescentou que a matança de cães “é um negócio muito rentável” e disse desconhecer situações semelhantes na Polónia, o outro país anfitrião do Euro 2012.