A Praça de São Pedro, no Vaticano, deverá na quinta-feira dar ares de 'arca de Noé' e clínica veterinária, com vacas, cavalos, cabras, cães e gatos entre a audiência de uma missa que lhes é dedicada.
No dia 17 de janeiro, celebrou-se a festa de Santo António Abade, protetor dos animais. Se o tempo ajudar, os criadores de animais recriarão uma grande quinta naquele espaço emblemático da capital do mundo católico.
Após uma missa celebrada pelo vigário geral do Vaticano, Angelo Comastri, em que os animais serão benzidos, realiza-se um desfile equestre que percorrerá a Via della Conciliazione, uma rua adjacente à praça.
Os membros da Associação Agropecuária Italiana convidaram também todos os donos de cães e gatos para levarem os seus animais até à praça, e aproveitar a presença dos veterinários da associação, que farão exames gratuitos.
A celebração de Santo António Abade é uma tradição muito popular no meio rural, especialmente nas comunidades agrícolas italianas, e costuma levar ao Vaticano criadores de várias partes do mundo.
Fonte: RTP Notícias - Publicado neste site em 27/01/2013