Parasita nas fezes de cão quase cegou menina de 13 anos
Conhecida como toxocaríase ocular, doença atinge 50 pessoas por ano no Reino Unido
Mesmo com baixa visão, Millie pretende participar dos Jogos de Inverno
Millie Knight, de 13 anos, tinha apenas três quando sua mãe Susan Knight notou uma irritação em um de seus olhos. Inicialmente, o problema foi diagnosticado como estrabismo pré-existente, mas os exames médicos mostraram cicatrizes em sua retina direita.
— A doença permaneceu “secreta” até os seis anos, quando os sintomas começaram a aparecer. Em apenas três semanas, Millie perdeu boa parte da visão. Foi tudo muito rápido.
A doença rara é conhecida como toxocaríase ocular, infecção causada pelas larvas do toxocara — parasita encontrado nas fezes de cães e gatos, podendo contaminar o solo de jardins, parques e até playgrounds.
Segundo informações do Daily Mail, a doença atinge cerca de 50 pessoas por ano no Reino Unido, especialmente crianças. Susan conta que a filha cresceu em uma fazenda e passou a vida cercada por animais.
— Ela contraiu a infecção com um ano de idade, mas a confirmação da doença só veio aos seis porque a professora percebeu um declínio na visão dela durante as aulas.
Millie foi tratada com antibióticos, mas é classificada como B2 em termos de deficiência — um estágio entre ser cega e deficiente visual. Mesmo assim, seu sonhe é esquiar nos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul.
— É difícil, pois ela não enxerga muito bem, mas não vai desistir. Agora, ela vai viajar para a Áustria para voltar aos treinos.